Olá, lojista!
Você já ouviu aquela famosa frase que diz que a primeira impressão é a que fica? Pensando nisso, pare para refletir por um momento… Qual será a opinião que seus clientes têm a respeito da sua loja quando entram nela?
Com certeza você imagina que sua loja passa as melhores impressões possíveis, mas nem sempre o que consideramos bom é o que o nosso cliente considera.
Felizmente, sempre é possível melhorar a aparência da sua loja e as impressões que seus clientes têm a respeito dela.
Por isso, se você está passando por um período de baixo faturamento ou apenas sente vontade de dar uma repaginada no seu ponto de venda, o visual merchandising pode te ajudar.
O que é visual merchandising?
Podemos dizer que o visual merchandising é um tipo de marketing visual. Ele engloba todas as práticas executadas para valorizar seu produto dentro do ponto de venda e, com isso, aumentar seu faturamento.
Quando você monta uma vitrine, um ponto focal, pensa na iluminação, sons, cheiros e aparência da sua loja, você está se preocupando em oferecer uma experiência de compra inesquecível para o seu cliente e, dessa forma, está fazendo visual merchandising.
Como aplicar o visual merchandising na sua loja
• Transforme o ambiente
• Explore os sentidos
• Priorize o conforto
• Trabalhe com cores
• Lembre que menos é mais
Transforme o ambiente
O ambiente da sua loja de roupas infantis precisa ter uma arquitetura que se relacione com esse tema.
Por isso, use no seu projeto mobílias e demais elementos que tenham total conexão com a identidade da sua marca para que tudo possa ajudar o cliente em sua imersão na proposta lúdica que a sua loja deve ter.
Um espaço kids, por exemplo, pode ser uma excelente ideia para você, já que muitas mães vão às compras acompanhadas de seus filhos. Elas ficarão encantadas e os pequenos terão diversão garantida!
Explore os sentidos
Essa é uma das principais maneiras de colocar o visual merchandising em prática.
Trabalhe com a estimulação dos sentidos dos seus clientes e, além de se preocupar com a visão, aplique técnicas para atingir audição, olfato e até o paladar do seu público.
Para estimular a audição, tenha uma playlist temática e exclusiva para a sua loja. Já para a visão, pense na organização de todos os espaços.
O olfato é um elemento poderoso quando criamos memórias. Que tal uma essência exclusiva para a sua loja que você pode aplicar no ambiente?
Por último, mas não menos importante, o paladar pode ser estimulado com cafés, lanches e brindes que tenham a ver com datas comemorativas e até cardápio de festa infantil. Delícia, né?
Priorize o conforto
E aqui não estamos falando sofás, poltronas ou almofadas. O conforto dentro de uma loja tem a ver com questões que parecem óbvias, mas fazem muita diferença quando não são utilizadas no dia a dia, como por exemplo:
• Climatização agradável
• Iluminação correta
• Provadores espaçosos
• Preços visíveis
• Estrutura com acessibilidade
Trabalhe com cores
Apesar de a psicologia das cores provar que existem tonalidades que estimulam pessoas em determinadas atividades, tente não fugir da identidade da sua marca na hora de escolher as cores da sua loja.
Com as cores certas você consegue estimular vendas e ainda assim criar conexão entre seu público e sua marca.
Lembre que menos é mais
Organize sua loja para expor a maior quantidade de produtos possíveis, mas ainda assim, priorize a organização e alguns espaços vazios.
É melhor deixar de exibir algo e preferir uma apresentação mais clean do que gerar em seu cliente a sensação de que a loja é confusa e com roupas amontoadas, não é mesmo?
Benefícios do visual merchandising
Conheça os principais benefícios da aplicação do visual merchandising na sua loja:
• Melhora na experiência de compra
• Fidelização dos clientes
• Aumento de vendas
Melhora na experiência de compra
Sua loja precisa promover a experiência que você deseja transmitir aos seus clientes e um bom visual merchandising pode ajudar.
Por isso, a escolha de cores, organização das peças e diversos outros fatores irão influenciar desde o tempo que seu cliente permanece dentro do seu estabelecimento, até a quantidade de compras que ele irá realizar.
Lembre-se que um bom visual merchandising é aquele que consegue traduzir a singularidade de uma loja em elementos físicos marcantes.
Fidelização dos clientes
O visual merchandising oferece boas experiências de compra e boas experiências de compra tornam os clientes fiéis.
Agora, você sabia que os clientes fidelizados são tão importantes quanto os novos clientes? É verdade! Além deles comprarem cada vez mais, aumentando seu ticket médio, eles tornam-se promotores da sua marca, divulgando seu nome para outras pessoas.
Invista para oferecer um ambiente agradável, que desperte bons sentimentos e atraia cada vez mais pessoas para a sua loja.
Aumento das vendas
Além de ótima experiência que incentiva vendas, o visual merchandising proporciona organização à sua loja e pode evidenciar a variedade de produtos que você tem a oferecer.
Dessa forma, você pode incentivar seus clientes a comprarem tudo o que precisavam e o que nem sabiam que estavam procurando.
Experimente agrupar suas marcas mais famosas a outras não tão conhecidas e, dessa forma, componha visuais completos com versatilidade e valores que agradem a todos os bolsos.
Coloque o visual merchandising em prática e venda mais
As peças mais bonitas para suas vitrines e pontos focais estão disponíveis para você aqui na Tileesul. E agora que você já sabe tudo sobre visual merchandising, não temos dúvidas de que sua loja passará as melhores impressões aos seus clientes.
Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades. Entre em contato através do Whatsapp (47) 3332-3715 e garanta o estoque da sua loja.
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Boas vendas!
Escrito por: Mariana Vianna
Data da postagem: 30/11/2022
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