Tecnologia para a sua loja: dicas e ferramentas para você e seus clientes

Olá, lojista!

Cada dia mais, o varejo vem passando por uma revolução tecnológica que já pode ser considerada normal no dia a dia. Portanto, quem não investe em modernização, infelizmente acaba ficando pra trás.

No post de hoje, vou compartilhar com você algumas dicas e ferramentas pra que sua loja possa se destacar entre a concorrência e você consiga proporcionar experiências únicas aos seus clientes.

1. Integre o virtual e o físico

Com o crescimento do comércio eletrônico, as lojas físicas precisam inovar.

Os clientes agora chegam às lojas físicas com informações adquiridas online. Eles já pesquisaram, compararam e, se foram até seu espaço físico, é porque estão muito mais perto de comprar do que você imagina.

Por isso é importante ter um site e redes sociais completas e atualizadas, com informações relevantes sobre sua marca e produtos, como vitrines e provadores virtuais com tabelas de medidas. Isso vai poupar você e sua equipe de dúvidas iniciais, tornando a venda bem mais rápida.

Quando o cliente entrar na sua loja, ofereça uma experiência única para atrair, encantar e fidelizar. E se ele preferir comprar online, uma logística eficiente é muito importante para o seu sucesso no e-commerce.

Ferramentas como o Melhor Envio oferecem cotações simultâneas em diversas transportadoras, tornando o envio rápido e seguro.

2. Tenha atendimento eletrônico multicanal

As gerações mais jovens estão mudando o futuro do varejo.

E o que isso quer dizer? Bom, significa que elas valorizam experiências compartilhadas com amigos e buscam interações humanas. Por isso, é essencial adotar sistemas de atendimento eletrônico que ofereçam interações multicanais, como URAs com interfaces humanas.

URA significa "Unidade de Resposta Audível" e é um sistema de tecnologia de comunicação automatizada que permite que os usuários interajam com um computador através de comandos de voz ou teclas do telefone.

As URAs são muito utilizadas em centrais de atendimento ao cliente e sistemas de resposta automática em empresas. Mas além disso, ofereça um atendimento online eficiente para acompanhar o crescimento do comércio eletrônico.

Ferramentas como o JivoChat permitem que você mantenha uma boa relação com os clientes por meio de vários canais, como chat, Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram.

3. Conheça seu cliente

Se o ambiente digital tem uma vantagem, é que ele oferece ao varejista a capacidade dele capturar opiniões e entender os sentimentos dos consumidores, principalmente por meio dos comentários nas redes sociais.

Empresas estão usando tecnologias que aplicam conceitos como neuromarketing e big data para conhecer seus clientes, entender as interações com suas marcas e investir tanto em melhorias como em inteligência competitiva.

4. Invista em automação de marketing

Gerencie o conteúdo das suas redes sociais em diversos canais com ferramentas de automação de marketing. Isso poupa tempo e agiliza o trabalho no dia a dia.

Plataformas como a mLabs, por exemplo, permitem o agendamento de posts, respostas às mensagens inbox e interação com os seguidores em várias redes sociais em um só lugar.

5. Tenha um design atrativo

O que vemos sobre uma marca é, em grande parte, responsável pela impressão que temos dela. Por isso, seja marcante e agradável no design pra causar uma ótima primeira impressão.

Ferramentas como o Canva simplificam a criação de artes até mesmo pra quem não entende nada do assunto. Os layouts pré-determinados são lindos e fáceis de usar. Experimente!

6. Analise seus dados

Por último, mas não menos importante: use o Google Analytics pra acompanhar o desempenho do seu site. Lá você tem informações detalhadas de tráfego, comportamento dos usuários e desempenho de produtos.

Lojas amigas das tecnologias têm mais chances de sucesso. Fique de olho nas tendências e comece a usar no seu negócio o que mais fizer sentido pra você.

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Boas vendas!

Escrito por: Mariana Vianna

Data da postagem: 06/09/2023

Blog Tileesul

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