Olá, lojista!
Vamos realizar um exercício rápido de imaginação e memória: quando você quer comprar roupas para você, em qual loja costuma ir? Se precisar ir a um bom supermercado em sua cidade, qual deles você escolhe? No caso de precisar de um medicamento, você tem uma farmácia preferida?
Com certeza você pensou em um determinado local a cada pergunta. E o que eu quero que você saiba com esse breve exercício é que cada estabelecimento que veio à sua mente como resposta é um local que, de alguma forma, te conquistou e fidelizou.
Agora, como é que você pode fazer para a sua loja de roupas ser a primeira opção na cabeça do seu cliente quando ele precisar do seu produto? Continue a leitura deste post e descubra!
O que é retenção de clientes?
Uma empresa faz retenção de clientes quando, através de determinadas ações (que podem ir do atendimento ao pós-venda), cuida do público que ela já conquistou.
Essas ações fazem com que a experiência do cliente seja valorizada, o que faz com que ele compre mais vezes sem antes buscar a concorrência, indique a empresa para outras pessoas e venha a se tornar um consumidor fiel de um determinado negócio.
Por que reter e fidelizar clientes é importante?
Conquistar um cliente novo é de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um cliente que você já tem. Por isso, uma das principais vantagens da retenção é a redução dos Custos de Aquisição de Clientes, métrica conhecida como CAC.
Você economiza quando alguém que já é cliente volta a comprar na sua loja. Com isso, você também tem a chance de aumentar seus lucros e vendas, bem como seu ticket médio, graças à comercialização de uma maior quantidade de itens.
Como fazer retenção de clientes?
Selecionamos 5 dicas que vão te ajudar a trabalhar com a retenção de clientes no seu negócio. Essas práticas podem ser aplicadas para lojas de roupas, como é o seu caso, mas também para o varejo em geral.
Por isso, se achar que este post é interessante a alguém, compartilhe o conteúdo!
Para uma boa retenção de clientes você vai precisar:
● Conhecer seu público
● Prestar um ótimo atendimento
● Estar na cabeça do cliente
● Ser rápido
● Trabalhar o pós-venda
Confira em detalhes cada uma dessas dicas:
Conhecer seu público
Saber quem compra com você é essencial para o início de qualquer estratégia.
Só assim você vai conseguir adquirir as peças corretas para o estoque, criar as melhores promoções, comunicações e sugestões de peças complementares que sejam do agrado do seu cliente, entre tantas outras ações que só quem realmente conhece o público é capaz de realizar.
Conheça seu cliente e seu comportamento para surpreender-se com os resultados!
Prestar um ótimo atendimento
Sua equipe de vendas é responsável por grande parte da experiência do seu cliente. Para que ela seja positiva, você precisa capacitá-la a oferecer o melhor atendimento, como já falamos em outro post aqui do blog.
Além de boas técnicas de venda, seu time precisa esbanjar simpatia e carisma.
Estar na cabeça do cliente
Como refletimos no início deste post, é muito importante ser o primeiro local a estar na cabeça do cliente quando ele busca por algo. Seja porque você oferece um bom atendimento, tem tudo o que ele procura, ou as duas coisas.
Para isso, além de atender bem, você precisa aparecer para o cliente quando ele está fora da sua loja. Uma ótima tática para isso é o uso das redes sociais. Você já viu aqui no blog como pode trabalhar de maneira efetiva com sua loja no ambiente online.
Uma ótima dica também é dar brindes aos seus clientes em ocasiões especiais. Assim, cada vez que ele usar algo da sua loja no dia a dia, irá lembrar de você.
Ser rápido
A evolução tecnológica que vivemos a cada dia nos faz querer tudo cada vez mais rápido. Em relação à realização de nossos desejos e necessidades, não é diferente.
Sabendo disso, é muito importante não demorar para dar retorno ao cliente, seja por telefone ou através das redes sociais.
E caso você também trabalhe com vendas online, seja fiel aos prazos. O cliente não costuma gostar de esperar, então ter que lidar com atrasos pode gerar uma imagem negativa da sua loja para ele.
Trabalhar o pós-venda
Seu atendimento foi bom, as vendas foram ótimas… Mas seu trabalho não deve parar por aí.
Outra forma de se manter na cabeça do cliente de maneira positiva é investindo no pós-venda. Essa é uma excelente maneira de demonstrar como seu cliente é importante para você.
Peça feedback ao seu cliente, pergunte do que ele gostou, se ele tem alguma sugestão de melhoria a fazer e deixe-o se sentir parte do processo de organização da sua loja.
Dessa forma, vocês ficam mais próximos e constroem uma relação de confiança.
É fácil reter clientes com a Tileesul!
Quando você oferece um ótimo produto ao seu público, a chance de ele voltar à sua loja é infinitamente maior. E as roupas Tileesul você já sabe: colorem a vida das crianças e agradam até aos adultos mais exigentes.
Por isso, não perca tempo! Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades. Entre em contato através do Whatsapp (47) 3332-3715 e garanta tudo o que você precisa para reter seus clientes e fidelizá-los ainda mais.
Para ficar por dentro de tudo, siga a gente nas redes sociais (@tileesul e @tile.baby) e acompanhe as novidades aqui no blog.
Boas vendas!
Escrito por: Mariana Vianna
Data da postagem: 21/12/2022
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