Olá, lojista!
No mundo digital em que vivemos atualmente, a moeda mais valiosa e disputada é a atenção do consumidor. Marcas de todos os segmentos fazem tudo o que podem, no ambiente físico e on-line, para conquistar o tempo e o interesse de seus públicos.
E com tanta gente trabalhando pelo mesmo objetivo, sai na frente quem consegue buscar alternativas diferenciadas para atrair a atenção do consumidor de maneira inteligente, sutil e humana.
Diante disso, uma ótima maneira de divulgar seu negócio, alcançar diferentes públicos e atrair novos clientes é aliar sua marca a um influenciador digital. Quer saber como e o que isso significa? Então, continue a leitura deste post!
O que é um influenciador digital
O influenciador digital, também chamado de influencer, blogueiro, creator ou criador de conteúdo, é um profissional que trabalha com marketing de influência, atividade que vem crescendo e se consolidando cada vez mais no meio digital.
Esse profissional usa a sua imagem e redes sociais para divulgar sua rotina, dia a dia e, em meio a acontecimentos comuns, anuncia produtos e marcas. Assim, faz com que seu público seja influenciado a adquirir o que ele anuncia.
Agora, por que isso pode ser bom? Simples: porque a publicidade com influenciadores é feita de forma muito mais humana e natural.
É muito mais fácil comprarmos algo quando vemos alguém de nossa confiança, que admiramos e acompanhamos, usando, aprovando e elogiando publicamente, não é verdade?
Tipos de influenciadores
Engana-se quem pensa que só grandes marcas podem usar esse recurso para anunciar seus produtos, micros, pequenos e médios empreendedores também podem trabalhar com influenciadores.
Esses profissionais podem gerar diversos tipos de conteúdo, em variados formatos e sobre muitos segmentos.
Conheça os principais tipos de influenciadores digitais de acordo com a quantidade de seguidores:
● Nano – de 1 a 10 mil;
● Micro – de 10 a 50 mil;
● Médios – de 50 a 500 mil;
● Macro – de 500 mil a 1 milhão;
● Mega – acima de 1 milhão.
Os nano e micro influenciadores são mais indicados aos negócios de pequeno porte, pois trabalham com valores mais acessíveis e podem ser também mais assertivos, atingindo o público certo e gerando ótimas taxas de engajamento.
Dica: se o gasto dessa ação te preocupa, saiba que para contratar um influenciador você não precisa, necessariamente, investir muito dinheiro.
Você pode trabalhar essa parceria com permuta de produtos ou pagamento de uma porcentagem conforme resultados de vendas que tenham relação com a divulgação do influenciador. Uma ótima ideia para controlar esse tipo de venda é através de cupons personalizados com o nome do influenciador, caso você também venda online.
Como escolher um influenciador para a sua marca
Você sempre vai precisar se lembrar de 5 ações principais:
● Defina um objetivo;
● Descubra quem são seus influenciadores;
● Entrem em acordo;
● Passe o briefing;
● Seja amigo do seu influenciador.
Defina um objetivo
Definir um objetivo é a parte mais importante do trabalho com influenciadores. A partir daí é que você vai saber quem contratar.
Por exemplo: se você quer que sua loja seja mais conhecida, um influenciador com muitos seguidores é mais indicado.
Agora, se você quer vender mais, pode ter que firmar parceria com alguns micro influenciadores para ter sucesso.
Decida onde você quer chegar, estipule um objetivo e, depois da ação, meça os resultados.
Descubra quem são seus influenciadores
Faça uma seleção de influenciadores de sua região, converse com seus clientes e descubra quem eles gostam de acompanhar quando o assunto é moda infantil e em quais redes sociais.
Sabendo disso, você já consegue realizar alguns filtros e chegar em alguns nomes para poder entrar em contato com essas pessoas e apresentar a sua marca.
Entrem em acordo
Depois de se apresentar e conversar com o influenciador, combinem os tipos de conteúdo que ele pode ou não fazer. Diga o que você gostaria que ele produzisse para que ele possa te ajudar a atingir seu objetivo.
É legal já chegar com algumas ideias, mas com base no que esse influenciador já costuma fazer. Pesquise na própria rede social dele para não sugerir coisas que possam gerar desconforto ao influenciador e para o público dele também, que já está habituado a ver um padrão de postagens naquela rede social.
Passe o briefing
O briefing é um arquivo com orientações sobre um determinado assunto. Nesse caso, é tudo o que o influenciador precisa falar sobre a sua marca na hora de criar o conteúdo, como:
● Características que precisam ser ditas sobre o produto;
● Promoções;
● Preços;
● Como funciona para as pessoas adquirirem seu produto;
● Onde fica a sua loja;
● Qual o @ da sua marca nas redes sociais;
● Quantidade de postagens que o influenciador vai precisar fazer;
● Tipos de conteúdo ele vai ter que criar;
● Objetivo que você espera alcançar com essa ação.
Seja amigo do seu influenciador
Que tal conhecer seu influenciador-parceiro pessoalmente? Faça um convite para que ele tome um café com você e conheça a sua loja.
Quando enviar produtos para divulgação, coloque tudo em uma embalagem bonita, personalizada, escreva um bilhete carinhoso à mão e nutra essa relação com amor, como se o influenciador fosse um amigo próximo, pois ele será um defensor da sua marca.
Aposte em influenciadores para divulgar sua marca e a Tileesul
Agora que você já sabe que o trabalho com influenciadores digitais pode fazer maravilhas pela sua loja, aproveite para divulgar sua loja e a qualidade da nossa marca.
Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades. Entre em contato através do Whatsapp (47) 3332 - 3715 e garanta o estoque da sua loja.
Para ficar por dentro de tudo, siga a gente nas redes sociais (@tileesul e @tile.baby) e acompanhe as novidades aqui no blog.
Boas vendas!
Data da postagem: 11/11/2022
Aprenda estratégias criativas para movimentar seus produtos e aumentar o faturamento sem comprometer os lucros.
Saiba como os stories podem ser uma ferramenta poderosa para fidelizar clientes e aumentar o engajamento da sua loja.