Gestão financeira: sete dicas para sua loja de roupas ser um sucesso

Olá, lojista!

Se você deseja conquistar grandes realizações na sua vida, com certeza já ouviu falar que organização financeira é algo essencial, né?

Agora, para você que empreende, saiba que a boa gestão financeira da sua loja é ainda mais importante, algo imprescindível para fazê-la crescer de maneira saudável e conquistar os resultados que você certamente espera. Porém, se feita da maneira errada, ela também pode te fazer fechar as portas.

Fazer a gestão financeira da sua loja pode parecer algo complicado, mas com as informações deste post você vai tirar de letra essa etapa da administração do seu negócio.

Confira nossas dicas!

Importância da gestão financeira

Tão importante quanto conhecimentos em venda e moda, é o domínio das práticas de gestão. E os cuidados financeiros com a loja são os grandes responsáveis pela saúde do seu negócio.

Às vezes, você até está vendendo bem, mas mesmo assim pode estar perdendo dinheiro sem saber.

Com a gestão financeira feita da maneira correta, você vai conseguir analisar se suas metas estão sendo alcançadas e se você está chegando onde deseja. E caso não esteja, você poderá identificar as falhas do processo e melhorar seu planejamento em busca dos melhores resultados.

A gestão financeira também te ajuda a enxergar seus pontos positivos no negócio: as melhores sazonalidades para você e as marcas que vendem mais. Legal, né?

Como fazer a gestão financeira na sua loja de roupas

· Analise a situação atual

· Conheça seu ponto de equilíbrio

· Não fique com o lucro

· Precifique corretamente

· Registre

· Crie um plano de ação

· Conte com ajuda, se necessário

Analise a situação atual

Conheça seu faturamento atual e tenha registro dos meses e anos anteriores para poder fazer comparações. Para isso, é preciso que você saiba o número de peças vendidas e o preço de custo em cada período, além do valor que entrou em caixa.

O que não é registrado não pode ser medido e, se você não faz esse simples controle, pode estar passando por problemas financeiros e ainda não saber disso.

Tenha conhecimento também dos valores que você tem a pagar (para fornecedores, bancos ou governo), receber (crediário ou cartão) e saiba qual é o seu lucro mensal.

Lucro não é igual ao faturamento. Saber essa diferença pode te ajudar a conhecer o histórico da sua loja e se ela realmente é rentável ou gera prejuízo. Lembre-se: você não pode gastar exatamente tudo o que ganha.

Conheça seu ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é igual ao valor das suas despesas fixas mensais, incluindo água, luz, internet, telefone, aluguel da loja, salários de funcionários, seu pró-labore, impostos etc.

Conhecendo esse ponto, você sabe o valor mínimo que deve vender por mês para não ter prejuízo. Ao fim do mês, você vai conseguir medir se teve lucro, prejuízo e até rever despesas que são desnecessárias.

Em caso de prejuízo, pare um pouquinho, saia do piloto automático e repense suas estratégias. Temos diversos posts aqui no blog que podem te ajudar a melhorar suas vendas.

Renegociar valores com fornecedores e prestadores de serviços atuais também pode ser uma alternativa para gastar menos.

Não fique com o lucro

O lucro da loja não é igual ao salário do dono da loja, esse se chama pró-labore e possui um valor fixo mensal, assim como os outros pagamentos, independentemente se você vender muito mais naquele mês.

Depois de todas as contas pagas, o lucro é o que a loja realmente rendeu e esse valor deve ser investido na própria loja.

O maior erro dos empreendedores é misturar o seu dinheiro com o da loja e achar que o lucro pode ser gasto como eles bem entenderem, retirando dinheiro do caixa para compras pessoais, lazer etc.

Precifique corretamente

Saber precificar é tão importante quanto saber vender ou fazer sua gestão financeira.

Primeiramente, você precisa considerar o custo total do produto antes de colocar um preço nele. Não basta apenas pensar no que foi pago por uma peça, é preciso lembrar dos outros custos de venda: aluguel, funcionários e todo valor usado para manter sua loja funcionando.

As técnicas de precificação mais conhecidas e que você também pode aplicar no seu negócio são: markup (para preço cheio) e markdown (para promoções).

O markup é um índice multiplicador que gera uma margem sobre o custo total do produto. Markdown é uma margem sobre o preço de venda, que gera um índice para o cálculo da redução dos preços, de forma que não haja prejuízos.

Registre

Tudo o que você fizer na sua loja precisa ser registrado, principalmente as movimentações financeiras: compras, pagamentos e retiradas extras do caixa para confraternizações, por exemplo.

Registre também vendas no cartão e valores de desconto para ter números realistas e conhecer o faturamento real da sua loja, bem como sua lucratividade.

Os registros também são importantes para a sua segurança como empreendedor, principalmente se muitas pessoas da sua equipe têm acesso ao caixa.

Crie um plano de ação

Nem sempre as finanças da loja estão às mil maravilhas, e isso é perfeitamente normal. Mas, quando as coisas não vão bem, você precisa ter um plano de ação para saber seus próximos passos.

Conhecendo a realidade financeira da sua loja, é possível definir, por exemplo, se você pedirá um empréstimo de capital de giro, aumentará os preços dos produtos, pensará em alguma ação promocional para vender mais ou cortará gastos.

Cada ação terá uma consequência. Analise todas elas e escolha a melhor para o seu negócio.

Conte com ajuda, se necessário

Para melhor organização, é recomendado que você faça a gestão financeira da sua loja por meio de algum software para não se perder entre os registros de tantos meses e anos. Uma alternativa para quem não entende muito dessa parte é a contratação de um profissional com conhecimento da parte financeira.

Se não puder investir em nenhuma dessas alternativas, adote as planilhas do Excel mesmo. Existem vários modelos disponíveis gratuitamente na internet.

Gestão financeira é para sempre

Assim como todos os processos de rotina que você realiza na sua loja, a gestão financeira é algo que precisa chegar para ficar. Com essas dicas e partindo da sua realidade, trace metas que você deseja alcançar.

Escreva suas estratégias com base em seu capital de giro, estipule metas de vendas para o próximo mês, semestre ou ano e tenha em mente o quanto você irá gastar. Lembre-se de incluir despesas e receitas.

Não tem problema se você precisar alterar os planos ao longo do caminho, isso é melhor do que não ter plano nenhum ou não saber para onde ir. Mudar a rota não altera o destino final do percurso.

Tenha produtos Tileesul na sua loja

Produtos Tileesul são garantia de sucesso de vendas e irão facilitar ainda mais a gestão financeira da sua loja.

Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades, entre em contato através do WhatsApp (47) 3332 - 3715.

Para ficar por dentro de tudo, siga a gente nas redes sociais (@tileesul e @tile.baby) e acompanhe as novidades aqui no blog.

Boas vendas!

Escrito por: Mariana Vianna

Data da postagem: 16/01/2023

Blog Tileesul

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