Olá, lojista!
Se eu te dissesse que sua equipe de colaboradores é tão importante quanto as roupas que você vende em sua loja, você acreditaria?
Pois é, essa é a mais pura verdade. Já falamos aqui neste blog sobre a importância de investir na capacitação do seu time, mas agora vamos falar sobre como é importante que cada colaborador sinta-se motivado em fazer parte da sua empresa. Esse é o pequeno detalhe que separa as lojas comuns das lojas que fazem sucesso.
Mas afinal, o que é engajamento?
Engajamento é um termo que ficou muito famoso nos últimos anos por conta das redes sociais. Quando um leitor engaja em um determinado post do Facebook ou do Instagram, por exemplo, quer dizer que ele curtiu, comentou ou compartilhou aquele conteúdo.
Engajar nada mais é do que se empenhar em uma causa. Ser impactado com alguma coisa e reagir a respeito daquilo. Por isso, nem sempre devemos associar o engajamento a algo positivo, porque comentários negativos também são uma forma de engajamento.
O nível de envolvimento e a relação que seus clientes têm com a sua marca é engajamento. E a conexão que seus colaboradores têm com a sua empresa, também.
Sabendo disso, você seria capaz de responder como é que está o engajamento da sua equipe com a sua loja?
Engajar é trabalhar em equipe
Uma marca não pode ficar falando sozinha por aí, concorda? Externamente, ela precisa transmitir uma mensagem que combine com seu público, para conquistar clientes e fãs.
Internamente, ela precisa envolver todos os colaboradores, como uma comunidade, no propósito da marca, para que sejam os primeiros a comprar uma ideia, vestir a camisa da empresa e, de fato, transmitir as melhores opiniões em relação a sua empresa.
Um colaborador engajado se envolve pessoalmente com o trabalho, confia na gestão, cria uma identificação positiva com a empresa e se identifica com seus objetivos. Mais que apenas o seu sucesso, ele age pensando no melhor para o negócio.
Sua equipe precisa se sentir parte do todo, ter chance de opinar, sugerir, criticar e participar de forma ativa dos processos de tomada de decisão. Ainda que a palavra final seja sua, leve em consideração o que seus colaboradores têm a dizer.
Como engajar sua equipe?
Se sua equipe anda desmotivada, com muita rotatividade, atrasos, faltas dos colaboradores e até mesmo recebendo reclamações dos clientes, talvez esteja na hora de rever o quanto eles estão engajados com o seu negócio.
O engajamento, como já dissemos, além de fazer muito bem para o colaborador, também beneficia sua empresa com menos rotatividade de funcionários, diminuição de faltas e atrasos, melhora no ambiente de trabalho a partir de uma imagem positiva da empresa - para colaboradores, clientes e mercado afora, além de redução nos custos com demissões. Isso tudo ainda pode gerar atração de novos talentos. Afinal, todo mundo quer trabalhar em um bom lugar, né?
Confira algumas ações que podem te ajudar a engajar sua equipe:
● Invista em endomarketing
● Melhore a comunicação
● Dê feedbacks
● Trabalhe com cultura focada em pessoas
● Ofereça autonomia
● Recompense
● Incentive o desenvolvimento
Entenda melhor como cada uma delas funciona:
Invista em endomarketing
O RH da sua empresa pode, e deve, investir em endomarketing. E se o RH for apenas você, saiba que ações simples podem ter resultados muito efetivos.
Celebrar datas comemorativas, por exemplo, pode motivar e engajar a equipe, criando um sentimento de orgulho, fazendo com que a imagem interna da empresa seja melhorada e, consequentemente, a externa também.
Outras ações como treinamentos, reconhecimento por tempo de casa e diferentes tipos de integração também apresentam ótimos resultados.
Melhore a comunicação
Sua comunicação precisa ser objetiva e transparente, sem ruídos ou falhas de interpretação.
Seja o mais claro possível e garanta que todos tenham entendido o que você quis dizer. Seja por e-mail ou grupos de whatsapp, lembre-se que o óbvio sempre precisa ser dito.
Dê feedbacks
Você não pode cobrar um colaborador de não ser bom o suficiente se você nunca disser para ele onde ele pode melhorar. A cultura do feedback não serve apenas para elogiar, mas também para alinhar, cada vez mais, o perfil do funcionário ao da empresa.
O líder da sua equipe é a peça-chave desse processo, que deve ser humanizado, gentil, claro e motivador, para que o colaborador não saia dessa conversa com dúvidas e sinta vontade de melhorar, sabendo que para isso pode contar com a ajuda de seus superiores dentro da empresa
Trabalhe com cultura focada em pessoas
Pessoas são o centro de praticamente todos os processos quando estamos falando sobre o sucesso de uma empresa.
Por isso, a cultura da sua loja precisa priorizar o time que nela trabalha para que cada colaborador queira continuar fazendo parte dessa equipe, ajudando a elevar a imagem da sua marca.
Ofereça autonomia
Autonomia tem a ver com confiança. E quando o colaborador sente que a empresa confia nele, sem vigiar e supervisionar cada etapa do trabalho, ele se torna muito mais engajado.
Confie de verdade na sua equipe e acredite quando eles disserem que algo pode ou não dar certo.
Ah, e caso verifique falhas nos processos, como o de vendas, por exemplo, nunca repreenda ou desautorize seu colaborador na frente de um cliente. Além de ser constrangedor para ele, gera uma má impressão em seu cliente. Defina um momento depois, mais intimista, para realinhar os processos.
Recompense
Reconheça os esforços da sua equipe!
Muitas vezes, um colaborador não busca aumentos ou grandes cargos, mas sim sentir que seu trabalho é importante para a empresa e faz a diferença.
Além do reconhecimento verbal como recompensa, você também pode planejar trabalhar com bônus, folgas, jornadas de trabalho flexíveis, home office etc.
Incentive o desenvolvimento
E invista na capacitação da sua equipe.
Dê cursos e treinamentos para seus colaboradores, sendo um participante ativo do crescimento profissional de cada um.
Assim, você terá cada vez mais certeza de que o sucesso de sua empresa está em mãos boas e competentes.
Engaje sua equipe com Tileesul
As roupas Tileesul são perfeitas para engajar sua equipe. Afinal, elas geram muitas vendas, são lindas e produzidas com matéria-prima de qualidade, tudo o que o seu cliente procura.
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Para ficar por dentro de tudo, siga a gente nas redes sociais (@tileesul e @tile.baby) e acompanhe as novidades aqui no blog.
Boas vendas!
Escrito por: Mariana Vianna
Data da postagem: 14/12/2022
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