Controle de estoque: aprenda a organizar sua loja

Olá, lojista!

Sabemos que uma loja é composta de muitos setores e que todos devem ser muito bem organizados. Mas não estamos falando apenas do mostruário ou da parte que o público vê.

Além do que está à mostra, é importante que os bastidores estejam em ordem também. E, nesse caso, estamos querendo falar sobre seu estoque.

Por que o controle de estoque é importante?

Cuidar dos processos internos de uma loja requer dedicação de tempo e muita atenção, é verdade. Mas garantimos que essa etapa é muito importante para o bom desempenho do seu negócio e pode gerar ótimas vendas com preço competitivo, agilidade e eficiência.

Você precisa ter um controle efetivo de suas mercadorias para evitar gastos desnecessários, prejuízos nas compras e vendas e até situações constrangedoras. Já pensou um cliente não comprar com você porque os vendedores não conseguiram encontrar a roupa no tamanho que a cliente precisava?

Um bom controle de estoque também está relacionado ao armazenamento da sua mercadoria e isso impacta diretamente na experiência de compra do seu público.

Não são apenas roupas, é o seu capital investido que pode te gerar muito lucro. Lembre-se sempre disso.

Conheça alguns métodos famosos de controle de estoque

Primeiro que entra, primeiro que sai: a primeira peça que entra no estoque deve ser também a primeira a sair. Isso evita que elas fiquem paradas e percam valor. Nesse método, para precificar, você deve considerar o valor pago na peça na data em que comprou.

Estoque mínimo: aqui você trabalha apenas com a quantidade essencial de cada tipo de peça para atender à demanda da sua loja a fim de diminuir custos. Atente-se somente ao momento de realizar a reposição.

Just-in-time: técnica japonesa que prioriza ter a peça-chave no momento certo e na quantidade certa. O lucro, nesse caso, vem de um inventário que supre somente as demandas imediatas. Bem parecido com um outro método chamado pull.

Aprenda como fazer o controle do estoque da sua loja com 6 dicas

• Categorize seus produtos

• Crie processos

• Registre entradas e saídas

• Conheça seu estoque

• Identifique os produtos

• Tenha fornecedores de confiança

Categorize seus produtos

Organize seus produtos por tipos e características. Parece óbvio, mas isso é algo muito importante para se fazer.

Você pode se basear por peças femininas ou masculinas, tamanhos, cores, tecidos, tipo de produto - como calças, blusas, vestidos etc.

Depois de tudo separado, armazene dessa mesma forma. Você vai ver que, quando precisar encontrar algo, será muito mais fácil.

Crie processos

Quando se tem uma equipe grande de vendas, ou pelo menos com mais que uma pessoa, a tendência é que cada um se organize como achar melhor. E isso pode gerar desorganização ao seu estoque.

Por isso, crie regras e fluxos. Explique a todos sobre os métodos de organização e padronize todas as atividades de entrada e saída para aumentar a produtividade da sua equipe.

Registre entradas e saídas

Essa parte é fundamental para o bom controle do seu estoque e, por algumas vezes, pode passar despercebida com a correria do dia a dia.

Você precisa registrar tudo o que entrou de mercadoria na sua loja e, a cada venda, deve atualizar o registro com todas as saídas. Assim você monitora o que está acabando, o que está ficando parado e, dessa forma, consegue repor mercadorias e criar estratégias para vender o que não tem saído com frequência. Existem softwares no mercado que podem te ajudar a fazer isso de maneira automatizada.

Tem forma melhor de conhecer o comportamento de compra do seu cliente? Com certeza não!

Conheça seu estoque

Mesmo que você não perceba, seu estoque tem um comportamento padrão e muito a dizer.

Preste atenção nisso para identificar meses de maiores vendas de determinados produtos, queda na procura de outros itens e identifique aqueles que, por mais que você veja valor, não saem de jeito nenhum.

Identifique os produtos

Seja com etiquetas ou códigos de barras, a identificação dos produtos é item-chave da organização do estoque.

Tão importante quanto categorizar, é identificar individualmente cada peça. Isso possibilita saídas mais ágeis dos produtos que você tem na loja e ajuda também no seu controle de entradas e saídas de mercadorias.

Tenha fornecedores de confiança

Caso seus fornecedores não cumpram prazos de entrega, isso poderá impactar no volume de produtos em seu estoque e, consequentemente, em suas vendas.

Por isso, mantenha parcerias com fornecedores confiáveis e que você sabe que não irão te deixar na mão.

Garanta seu estoque de produtos Tileesul

Independentemente de como você escolher organizar seu estoque, é importante que ele tenha produtos Tileesul para garantir o sucesso das suas vendas.

Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades, entre em contato através do Whatsapp (47) 3332-3715.

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Boas vendas!

Escrito por: Mariana Vianna

Data da postagem: 04/01/2023

Blog Tileesul

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