Olá, lojista!
Não importa o quanto o mundo tenha evoluído e os processos de compra e venda estejam modernos, quando o cliente chega à sua loja ou te envia uma mensagem com alguma dúvida, uma coisa é certa: você vai precisar prestar o melhor atendimento.
Uma boa experiência de atendimento contempla diversos fatores e pode, além de gerar ótimas vendas, conquistar uma legião de fãs da sua marca através do compartilhamento de boas impressões, sejam online ou através do boca a boca. Isso, com certeza, é uma ótima maneira de conquistar novos clientes.
Confira agora as dicas mais importantes para preparar sua equipe e vender suas roupas com muito mais qualidade:
· Ensine os valores da sua empresa;
· Prepare a equipe para situações desafiadoras;
· Fale sobre a importância da apresentação pessoal.
Ensine os valores da sua empresa
Esse é o momento de fortalecer os princípios do seu negócio com a equipe. Fale sobre as normas da loja, direitos e deveres, informações detalhadas sobre produtos, preços e serviços oferecidos.
Sua equipe precisa conhecer o produto que você vende e estar preparada para abordar o cliente, ser abordada, receber as demandas do público e ser capaz de resolver todas as questões de maneira eficiente.
Prepare a equipe para situações desafiadoras
O contato direto com o consumidor às vezes traz consigo situações delicadas.
Por isso, sua equipe precisa estar preparada com calma, gentileza e sabedoria para lidar com adversidades que podem acontecer, como: troca de produtos danificados, reclamações e maus tratos por parte de clientes que não estejam passando por um bom dia.
Fale sobre a importância da apresentação pessoal
Parece óbvio dizer que um atendente precisa estar sempre bem apresentado para fazer o contato com clientes, mas não custa reforçar.
Se sua loja não possui uniforme, essa é a hora de dar dicas sobre cabelo, maquiagem, unhas e vestimentas. Não existe um padrão certo, mas se houver um padrão dentro da sua loja, com certeza os clientes irão perceber e ficar impressionados positivamente.
Além da questão física, a apresentação pessoal também tem a ver com simpatia, bom humor e tratar bem o cliente, sempre com um sorriso no rosto e disposição para ajudar.
Benefícios de capacitar sua equipe
Agora que você já sabe os pontos principais de uma boa capacitação, conheça os benefícios que eles podem trazer para a sua loja!
· Mais qualidade para produtos e serviços;
· Aumento dos lucros;
· Mais profissionalismo.
Mais qualidade para produtos e serviços
Sua equipe de atendimento é a ponte entre os clientes e a sua loja. São eles que recebem dúvidas, sugestões, pedidos e reclamações.
Com o tempo e bons treinamentos, seus atendentes estarão preparados e serão capazes de resolver grande parte dos problemas sozinhos, com autonomia, e poderão propor melhorias à qualidade dos produtos e serviços, como porta-vozes dos clientes.
É importante que você esteja sempre à disposição para ouvir com atenção o seu colaborador. Lembre-se que vocês fazem parte do mesmo time e trabalham juntos para o crescimento da empresa. Quando ele vende bem, todos vocês ganham.
Aumento dos lucros
Que o bom atendimento vende, você já sabe. Agora, que o ticket médio da sua loja pode aumentar através desse processo, talvez seja uma novidade.
Os treinamentos podem fazer com que sua equipe tenha habilidade de incentivar vendas, sugerindo a adição de produtos extras e de maior valor agregado à compra principal que levou o cliente até a sua loja.
Um bom treinamento sobre a qualidade dos seus produtos também irá preparar seu vendedor para defender a mercadoria quando o cliente disser que o produto está caro demais.
Mais profissionalismo
Equipes treinadas são muito mais profissionais, e isso é notável durante um atendimento.
Com treinamentos constantes você beneficia seus clientes, pois oferece um atendimento superior ao da concorrência e aumenta a boa reputação da sua marca.
Invista em sua equipe e faça sua loja ser um sucesso
Com todas essas dicas valiosas e seu time de vendas preparado, com certeza sua loja terá um ótimo desempenho o ano inteiro.
Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades. Entre em contato através do Whatsapp (47) 3332 - 3715 e garanta o estoque da sua loja.
Para ficar por dentro de tudo, siga a gente nas redes sociais (@tileesul e @tile.baby) e acompanhe as novidades aqui no blog.
Boas vendas!
Escrito por: Mariana Vianna
Data da postagem: 17/11/2022
Aprenda estratégias criativas para movimentar seus produtos e aumentar o faturamento sem comprometer os lucros.
Saiba como os stories podem ser uma ferramenta poderosa para fidelizar clientes e aumentar o engajamento da sua loja.