Zonas quentes e frias: as áreas mais importantes dentro da sua loja

Olá, lojista!

Já parou para pensar que a forma como você organiza sua loja pode influenciar no desempenho das suas vendas e até aumentar o seu ticket médio?

Pois é! A disposição das vitrines, móveis, manequins e pontos focais dentro de um comércio de roupas influencia diretamente o trajeto do cliente, bem como quais produtos serão mais vistos e desejados dentro de um estabelecimento.

Essas áreas mais e menos visitadas dentro da sua loja têm nome: são as zonas quentes e frias. Quer saber mais sobre elas e como você pode usá-las a seu favor? Então continue a leitura deste post!

O que são zonas quentes e frias?

As zonas quentes e frias de uma loja nada mais são do que espaços dentro dela. Esses espaços podem ser quentes ou frios, dependendo de algumas características que você vai conhecer a seguir:

Zonas quentes

A zona quente, ou área positiva de uma loja, é sempre uma área que chama a atenção dos clientes. É um local bastante visível e de fácil acesso, geralmente do lado esquerdo da loja.

As zonas quentes costumam receber circulação de grande número de pessoas sem a necessidade de grandes estímulos.

Zonas frias

Ao contrário das zonas quentes, as zonas frias de uma loja são as áreas menos visitadas, normalmente aos fundos e ao lado direito da loja. São aqueles locais que os clientes costumam ver pouco ou até mesmo ignorar. Além disso, os produtos localizados ali costumam apresentar número menor de vendas.

Para serem bem-exploradas, as zonas frias precisam estimular o público e chamar a atenção do cliente. Por isso, o trabalho de visual merchandising precisa ser bem maior em relação à organização, iluminação, acessibilidade etc.

Como aproveitar a zona quente em sua loja de roupas?

Para tornar a experiência da zona quente em sua loja ainda melhor, garanta que o cliente terá fácil acesso até os produtos e que, ao chegar até eles, ele tenha espaço para ver todas as peças com calma e conforto.

Garanta que suas roupas estejam sempre bem iluminadas e posicionadas em manequins, expositores ou pontos focais.

Capriche nas cores e na identidade visual de qualquer comunicação dessa área para atrair a atenção de seus clientes em caso de promoções especiais.

Como aquecer a zona fria da sua loja?

Primeiramente, garanta que a zona fria da sua loja seja em um local de fácil acesso. Depois, organize tudo para que ela tenha uma boa aparência e iluminação, para que os clientes se sintam confortáveis.

A partir disso, para valorizar e movimentar a zona fria da sua loja, coloque nela as peças que são as mais procuradas pelos seus clientes, aqueles produtos que se vendem sozinhos, sabe?

Aproveite também para divulgar lançamentos e promoções nesse local com manequins e araras bem-posicionadas.

Conte com a sua experiência

Apesar de existirem os conceitos de zonas quentes e frias, todas as áreas da sua loja devem ser aquecidas. E mesmo com todas as nossas dicas, nada funcionará melhor do que a sua própria percepção e experiência.

Ninguém conhece melhor o seu negócio quanto você. Por isso, observe o fluxo de pessoas em sua loja, por onde elas passam, em quais locais ficam por mais tempo e quais produtos compram.

Sabendo de tudo isso, você conseguirá reorganizar seu espaço, otimizar suas vendas e manter sua loja sempre quente.

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Boas vendas!

Escrito por: Mariana Vianna

Data da postagem: 22/02/2023

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