Olá, lojista!
Quantas vezes por dia você usa o Whatsapp? Imagino que em vários momentos da sua rotina o aplicativo de mensagem mais famoso do mundo faça parte do seu dia a dia.
Com certeza você usa o Whatsapp para falar com amigos, família e pessoas do trabalho, seja através de conversas ou grupos. Lá você pode bater-papo, fazer ligações, agendar compromissos, eventos e, mais do que apenas mandar mensagens, você também pode usar o aplicativo com foco profissional. Já pensou em vender por essa ferramenta?
Este post está repleto de dicas para te ajudar a expandir os canais de venda do seu negócio e aproveitar um recurso que vive diariamente ao alcance das suas mãos de forma ainda mais proveitosa e eficiente.
Continue a leitura e aprenda a vender pelo Whatsapp!
Por que vender pelo Whatsapp?
Porque todo mundo usa! Bem, não todo mundo, é claro. Mas são mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo e 165 milhões em nosso país, o que representa cerca de 99% dos celulares brasileiros. É muita gente com quem você pode se comunicar e divulgar a sua marca, né?
Porque a comunicação é instantânea. Pelo menos, quase sempre, já que 98% dos usuários costumam levar até 3 segundos para visualizar uma mensagem. As pessoas estão dispostas a responder no Whatsapp, seja por mensagem de texto, áudio, vídeo ou ligação. Pelo menos quando se tratar de um assunto que seja de interesse delas.
Porque seu concorrente, provavelmente, está lá. Grandes marcas brasileiras já estão trabalhando com Whatsapp, 72% de acordo com o Sebrae e cerca de 76% dos brasileiros já utilizam o app para interagir com essas marcas.
Como vender pelo Whatsapp?
Confira nossas 9 dicas para vender as roupas da sua loja usando o Whatsapp!
• Tenha um número profissional
Não misture as coisas, seu número particular não é a melhor opção para esse tipo de trabalho. Com o passar do tempo, você vai se perder entre as conversas pessoais e profissionais. Sem contar que o Whatsapp mostra para os outros contatos quando você está online. Por isso, em momentos de privacidade, se escolher não responder clientes, pode ter sua imagem profissional prejudicada. Da mesma forma, você pode passar horas demais falando com clientes, até mesmo depois do trabalho, e isso também é prejudicial.
Tenha um número corporativo e, se possível, um aparelho novo também, só para trabalho.
• Treine sua equipe
O treinamento da sua equipe é item básico para alcançar um bom desempenho em vendas no Whatsapp. E, se possível, esse deve ser o canal que recebe mais atenção do seu time. Veja bem, ele não deve substituir os outros, mas deve receber mais cuidado e atenção devido ao grande potencial de gerar conversões, ou seja, muitas vendas para a sua loja.
Se puder, tenha pessoas dedicadas somente ao atendimento online em seu negócio. É importante que essas pessoas tenham comunicação clara, amigável, com a Língua Portuguesa correta e que ofereçam um atendimento humanizado. Pessoas que compram online buscam agilidade, mas ainda prezam pelo fator humano. Porém, cuidado com intimidade demais, seu cliente ainda é um cliente, não um amigo. Quando conversa pelo número profissional, é a sua empresa que o vendedor está representando. Pense nisso.
Outro fator importante que sua equipe de vendas deve saber é sobre os horários: você pode ter um número profissional, mas seu cliente com certeza não tem. Por isso, é preciso ter cuidado com dias, horários e quantidade de mensagens enviadas.
• Peça autorização antes de enviar mensagens
Ter o número do seu cliente não significa que você pode enviar mensagens para ele. Pelo menos não mensagens com objetivos de venda. Isso pode incomodar e ser antiético.
Para divulgar produtos e serviços, pergunte ao seu cliente se ele quer ser impactado com esse tipo de comunicação.
• Utilize a função catálogo do Whatsapp Business
Nessa funcionalidade, você consegue incluir em seu perfil fotos de suas peças, bem como descrições de produtos, tamanhos, cores etc. Dessa forma, fica muito mais fácil de seu cliente escolher um produto e tomar uma decisão de compra.
Isso também poupa tempo da sua equipe porque, ao invés de tentar convencer o cliente a realizar uma compra, ela apenas irá atender uma solicitação que partirá primeiro do seu cliente, que já conhecerá seus produtos e chegará já sabendo o que quer.
• Crie campanhas de vendas
Você precisa ser estratégico no envio de mensagens. Crie um calendário de possíveis campanhas e tenha um roteiro de quantas e quais mensagens você vai enviar para cada uma delas.
Por exemplo: primeiro, apresentar a campanha e os benefícios, que podem ser cupons de desconto. Segundo, apresentar os produtos. Terceiro, divulgar os últimos dias da campanha ou as últimas unidades de determinado produto. Use os gatilhos de urgência a seu favor.
• Ofereça conteúdo
Se tiver um blog ou redes sociais, envie conteúdos relacionados a sua campanha, ou simplesmente conteúdo útil, com dicas ou que podem solucionar problemas na vida do seu cliente. Por exemplo: como vestir ou combinar determinado tipo de roupa?
Apesar de o propósito de uma loja de roupas ser a venda, os clientes gostam de ver quando a marca se importa com mais do que isso.
• Explore todos os formatos
Aproveite para variar no formato e aposte em todas as opções que o Whatsapp oferece: fotos, vídeos, áudios, status etc. Assim, seu cliente não enjoa e sempre se surpreende.
Falando em status, essa é uma ótima aposta para oferecer conteúdo. Ele é bastante parecido com o stories do Instagram e divulga informações de forma indireta, sem ser invasivo. Caso seu cliente se interesse por algo que viu no status, pode iniciar uma conversa com você na hora.
Ah, e caso escolha enviar áudios aos seus clientes, atente-se somente ao tempo deles, pois poucos clientes gostam de mensagens longas. Na dúvida: pergunte.
• Use as listas de transmissão
Não use grupos de Whatsapp para enviar suas comunicações de lançamentos e promoções, isso parece amador. Aposte no recurso das listas de transmissões e envie mensagens para quantos contatos quiser, de uma só vez.
Você pode criar várias listas e personalizar o conteúdo para cada uma delas. Tenha a lista dos clientes que compraram apenas uma vez, a dos clientes fiéis, a dos interessados que ainda não compraram, a dos clientes que estão sumidos. Para cada grupo, use uma estratégia. Por exemplo: que tal oferecer um cupom para incentivar uma segunda compra?
Lembre-se de ser transparente e informar ao seu cliente como ele pode fazer para sair da sua lista de transmissão, se quiser. Isso evitará incomodações futuras e atitudes extremas, como o bloqueio do seu contato.
• Divulgue seu número
As pessoas buscam por números de Whatsapp quando pesquisam por uma marca ou produto. Por isso, divulgue seu contato em seu site e perfil das redes sociais para facilitar a comunicação e atrair cada vez mais clientes.
Use o Whatsapp na sua loja e venda ainda mais suas peças da Tileesul
Agora que você já conhece todas as dicas, é só criar a estratégia perfeita para conquistar o coração dos seus clientes com as peças da Tileesul também pelo Whatsapp.
Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades, entre em contato através do WhatsApp (47) 3332-3715.
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Boas vendas!
Escrito por: Mariana Vianna
Data da postagem: 22/03/2023
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