Olá, lojista!
Já pensou se você pudesse conhecer exatamente quem é seu cliente ideal? Esse conhecimento te ajudaria a comprar sempre as peças certas, os modelos mais desejados, os tamanhos que mais vendem e as cores mais especiais para poder vender muito, sem deixar o estoque da sua loja parado.
Esse cliente ideal é chamado de persona e hoje você vai conhecer tudo sobre ele. Continue a leitura deste post!
O que é persona?
A persona é a representação do seu cliente ideal, aquele que certamente vai entrar em sua loja, amar seus produtos, comprar muito e ainda te indicar para todas as pessoas que puder.
Mas atenção, a persona não é uma pessoa de verdade. Porém, ela é formada por dados de clientes reais. Como assim? Vamos te explicar!
Uma persona tem nome, idade, gênero, trabalho, renda, rotina, comportamentos de consumo, redes sociais favoritas, sonhos, preocupações, desejos etc., tudo baseado no comportamento da maioria dos seus clientes. Por isso é tão importante conhecer quem compra com você, essas informações são essenciais para determinar o perfil do seu público-alvo e da sua persona.
Público alvo e persona: qual é a diferença?
Os conceitos de público-alvo e persona costumam confundir muito a cabeça de quem começa a pesquisar sobre esse assunto. Mas na prática é bem fácil, olha só:
Público-alvo: perfil mais geral de pessoas que podem se interessar pela sua marca. Por exemplo, para uma loja de roupas infantis, com certeza o público-alvo será formado por pais, avós, tios, enfim… Adultos que compram roupas para crianças.
Persona: a persona é a representação específica do seu público-alvo. Por exemplo, se o seu público-alvo é uma mãe, a persona é a Maria, de 35 anos, que trabalha como recepcionista em um hospital, ganha, em média, 2 mil reais por mês e tem 2 filhos. A Maria gosta de pagar barato pelas roupas porque é mãe solteira, mas espera que elas tenham qualidade e que sejam bonitas e confortáveis para as crianças.
A Maria sai de casa muito cedo e chega muito tarde durante a semana. Ela não usa muito o celular enquanto está no hospital, assiste mais à TV enquanto fica na recepção. Já nos horários de intervalo, ela gosta de usar o Instagram.
Maria se preocupa com a qualidade de vida dos filhos, é por isso que trabalha tanto. Ela sonha em dar uma boa vida a eles e espera que possam aproveitar mais tempo juntos e passear mais aos fins de semana.
Agora você entendeu a diferença entre persona e público-alvo, né?
Conhecer em detalhes as histórias dos seus clientes vai te permitir criar personas ricas e bastante personalizadas para a sua marca. Mas atenção, não exagere na quantidade de personas, tenha no máximo 3 para não se perder e conseguir elaborar as melhores estratégias de venda.
Lembra que no exemplo da Maria dissemos que ela não usa muito a internet e assiste mais televisão enquanto está no hospital? Então, nesse caso, para chamar a atenção dessa persona específica, pode ser interessante anunciar sua marca na TV.
Benefícios de ter uma persona
Todas as características da sua persona podem fornecer insights para que você entenda como seus clientes conhecem a sua marca. Dessa forma, você poderá trabalhar melhor a divulgação e venda de seus produtos.
Por exemplo: se sua persona assiste apenas à tv ou usa apenas o Instagram, você não precisa estar presente em todas as redes sociais, entende? Conhecer sua persona faz com que você economize tempo, tenha estratégias assertivas de contato com o cliente e produza conteúdo relevante.
Como descobrir quem é a persona da sua marca?
A maneira mais fácil de descobrir quem é ou quais são as personas da sua marca é por meio da aplicação de pesquisas com seus clientes.
Você precisa analisar os dados de quem já comprou de você para conseguir criar um perfil de público. Se você tem redes sociais ou um site, consegue grande parte desses dados no Google Analytics ou na área de relatórios das redes sociais.
O que considerar? Bom, primeiramente você pode buscar pelos seguintes dados: idade, escolaridade, cargo, hábitos, estilo de vida, atividades que gosta de fazer em momentos de lazer, redes sociais que a pessoa mais gosta, quais perfis ela segue por lá e o que ela gosta de acompanhar nessa rede (fotos? vídeos?).
Onde essa pessoa se informa: assiste o jornal na TV, ouve o jornal no carro ou lê tudo em sites ou perfis de notícia nas redes sociais?
O que é importante para que essa pessoa decida fazer uma compra, o que ela leva em consideração?
Quem são as crianças da vida dessa pessoa? Ela tem filhos? Quantos anos eles têm? São meninos ou meninas?
Todos esses dados são importantes para a criação da sua persona. E para obtê-los, você pode aplicar uma pesquisa na loja, no momento de fechar a compra no caixa ou até enviar essa pesquisa por e-mail ou sms após a compra.
Sabemos que nem sempre é fácil convencer o cliente a parar e responder a uma pesquisa, mas explique que você quer conhecer melhor o seu público para oferecer produtos ainda melhores e criar estratégias ainda mais eficientes. Se for um cliente fiel, com certeza irá te ajudar.
Tenho minha persona, e agora?
Ter uma persona é garantia de vender mais? Se você não usar os dados dela no dia a dia, pode ter certeza que não.
Mas agora que você já tem sua persona criada, chegou a hora de explorá-la bem.
Você pode dar uma cara para a sua persona escolhendo fotos em bancos de imagem ou ilustrações, e pode também dar um nome para ela.
Imprima esse material e deixe sempre ao alcance dos olhos para consultar em todos os momentos que precisar tomar uma decisão.
Pensa na sua persona quando for criar uma ação promocional, na hora de comprar as roupas da sua loja, no momento de planejar e produzir conteúdos para as suas redes sociais etc.
Direcione suas ações com o uso da persona e, com certeza, sua loja terá um desempenho melhor do que você imagina.
Encante suas personas com as peças da Tileesul
A Tileesul trabalha todos os dias na produção de roupas lindas, com qualidade e conforto para as crianças, e sabemos que é isso o que mais vai encantar suas personas. Por isso, escolha para a sua loja a marca de roupas infantis que mais agrada os clientes.
Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades, entre em contato através do Whatsapp (47) 3332-3715.
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Boas vendas!
Escrito por: Mariana Vianna
Data da postagem: 21/03/2023
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