LGPD: proteja seus clientes!

Olá, lojista!

Você já ouviu falar da LGPD?

Se não souber o que é isso, não se preocupe, ela não é nenhum bicho de sete cabeças! Mas, se por acaso, você já conhece esse termo, essa leitura também é pra você. Por quê?

Bom, porque no post de hoje eu vou te dar dicas pra ajudar na proteção de dados dos seus clientes que você talvez ainda não conheça. Vamos lá?

O que é LGPD?

A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, é uma lei que tem como objetivo proteger a privacidade dos seus clientes e controlar o uso de informações pessoais pelas empresas, como a sua loja..

Ela foi criada para garantir que os dados de clientes (como CPF, telefone, endereço etc.) sejam tratados de forma segura e que eles possam ter controle sobre como esses dados podem ser utilizados.

Com a LGPD, as empresas precisam solicitar aos clientes a autorização para coletar, armazenar e utilizar os dados pessoais deles, além de serem responsáveis por protegê-los contra vazamentos ou uso indevido.

Essa lei busca aumentar a transparência e a segurança em relação às informações de clientes, garantindo assim mais privacidade e controle para todo mundo.

Por que a LGPD é importante para a sua loja?

Eu sei que você se preocupa com a reputação da sua loja e a confiança dos seus clientes. Por isso, não precisa ter medo da LGPD, já que ela é uma lei que veio para garantir a proteção dos dados pessoais de todos, principalmente das crianças.

Praticar a LGPD significa apenas se certificar de que, como lojista, você está cuidando dos dados coletados e utilizados em sua empresa.

Como aplicar a LGPD na sua loja?

Vamos dar uma olhada nos principais pontos da LGPD que são relevantes para a sua loja e como você pode fazer para aplicá-los no dia a dia.

Consentimento

Agora, mais do que nunca, é fundamental obter o consentimento explícito dos seus clientes antes de coletar e utilizar qualquer dado. Certifique-se de informar claramente sobre quais informações são coletadas no momento do seu cadastro e como elas serão usadas.

Você precisa tornar o momento da coleta de dados algo interessante, para que não seja apenas um cadastro e o cliente possa sentir que terá uma vantagem em compartilhar tanta informação pessoal com você.

Explique, por exemplo, que você precisa do e-mail do seu cliente para enviar promoções e que, com o número do Whatsapp dele, você também vai poder compartilhar os lançamentos em primeira mão ou cupons de desconto exclusivos.

Agora, se o cliente não quiser te passar nenhum dado e sair da sua loja sem completar o cadastro, não insista. Respeito é a base de tudo e, se você tratá-lo bem nesse primeiro momento, ele pode voltar e te dar os dados em outro momento.

Segurança dos dados

A LGPD exige que você tome medidas para garantir a segurança dos dados pessoais dos clientes. Isso inclui a implementação de medidas de segurança digital, como criptografia de dados e acesso restrito aos sistemas.

Procure um bom profissional de proteção de dados para se informar, principalmente se você trabalhar com e-commerce. Em sua loja física, garanta que todo o seu time esteja alinhado com o mesmo propósito além da venda, o de ser guardião das informações sobre seus clientes.

Transparência

Seja transparente com seus clientes sobre como os dados são tratados. Explique onde ficarão mantidos, quem terá acesso a eles e em que ocasiões eles serão usados e manuseados.

Forneça uma política de privacidade clara e fácil de entender em seu site, ou tenha esse documento de fácil acesso para os clientes em sua loja.

Explique quais informações são coletadas, como são usadas e por quanto tempo são armazenadas, o que eu vou te explicar melhor no tópico abaixo.

Direito de acesso e exclusão

De acordo com a LGPD, seus clientes têm o direito de acessar os dados que você possui sobre eles e solicitar a exclusão dessas informações, se desejarem. Certifique-se de ter um processo eficiente para atender a essas solicitações.

Esse tópico é importante, viu? Porque, em resumo, olha só o que acontece: as empresas devem armazenar os dados dos clientes apenas pelo tempo necessário, de acordo com a finalidade para a qual foram coletados, e devem estar preparadas para apagá-los quando não houver mais uma base legal para sua manutenção ou quando o cliente pedir.

Então, por exemplo: você precisava de 100 participantes para concorrer a um sorteio. Você conseguiu esse número, realizou seu sorteio e o ganhador já foi em sua loja retirar o prêmio. Fim da história.

Então agora, nada de ficar com o cadastro dos clientes e entrar em contato para outros assuntos. Lembra da transparência? Pois é. Se você não alinhou isso com seu cliente, não faça nada além do combinado com os dados dele.

Outro exemplo: se você tem o hábito de enviar promoções para seus clientes, entenda que pode ser normal que um dia eles não queiram mais receber seu contato. As crianças podem ter crescido, seu cliente pode ter se mudado… entre tantas outras possibilidades.

Por isso, a regra é simples: se você não comunicou ao cliente que iria fazer, não faça. E se ele pedir que você apague os dados dele, apague.

Você pode até tentar oferecer alguma vantagem para o cliente e convencê-lo de continuar em seu banco de dados, mas não exceda o limite e não torne o momento desconfortável.

3 dicas para sempre seguir a LGPD na sua loja

Agora, as últimas dicas práticas pra garantir que sua loja está sempre em linha com a LGPD:

Faça uma revisão completa de suas práticas de coleta e uso de dados, identificando quais informações são realmente necessárias para o funcionamento da sua loja.

Garanta que todos os colaboradores estejam cientes da importância da LGPD e saibam como lidar corretamente com os dados pessoais dos clientes.

Mantenha-se atualizado sobre as mudanças e orientações relacionadas à LGPD. A legislação pode sofrer alterações, e é essencial estar em dia com as novidades.

Lembrando que a LGPD não é um empecilho para o sucesso da sua loja, mas sim uma oportunidade de mostrar seu comprometimento com a privacidade e segurança dos dados dos clientes.

Adotar as medidas necessárias para se adequar à lei traz confiança e fortalece o relacionamento com quem compra de você.

Aqui na Tileesul seus dados também estão protegidos com a LGPD!

Fique tranquilo! Quando você nos fornece alguma informação, garantimos que ela estará segura para que você sempre possa voltar a comprar da gente.

Falando nisso, você já conferiu nosso catálogo? Conheça todas as peças incríveis da coleção Primavera-Verão que você ainda pode levar para a sua loja. É muita beleza, qualidade e variedade para colorir a vida das crianças. Você não vai se arrepender!

Saiba que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades, entre em contato através do Whatsapp (47) 3332 - 3715.

Para ficar por dentro de tudo, siga a gente nas redes sociais (@tileesul e @tile.baby). Confira também o perfil da nossa mascote, @lola.tileesul, e acompanhe as novidades aqui no blog.

Boas vendas!

Escrito por: Mariana Vianna

Data da postagem: 12/07/2023

Blog Tileesul

Lançamento: Coleção Inverno 2025 Tileesul!

Lançamento: Coleção Inverno 2025 Tileesul!

Conheça as novidades e prepare-se para encantar seus clientes com peças que unem conforto, estilo e as tendências da estação

Lançamento: Coleção Inverno 2025 Tileesul!
Como aumentar as vendas no atendimento?

Como aumentar as vendas no atendimento?

Confira dicas e estratégias para melhorar o desempenho da sua loja

Como aumentar as vendas no atendimento?
Ticket médio: como aumentar o da sua loja?

Ticket médio: como aumentar o da sua loja?

Estratégias práticas para elevar o valor das compras e melhorar seus resultados nas vendas

Ticket médio: como aumentar o da sua loja?
Erros de precificação: o que te impede de lucrar?

Erros de precificação: o que te impede de lucrar?

Saiba o que pode estar sabotando suas margens de lucro e como corrigir isso

Erros de precificação: o que te impede de lucrar?