Olá, lojista!
Assim como precisamos nos cuidar no mundo real com questões de segurança, a vida na internet também requer muita atenção. Afinal, a qualquer momento estamos sujeitos a roubos de dados sensíveis e pessoais, vírus, golpes, invasões a sistemas e tantos outros perigos que o mundo virtual pode oferecer enquanto trabalhamos, estudamos ou nos divertimos.
Se você compra ou vende pela internet, as dicas desse post são para você. Fique à vontade para segui-las também em sua vida pessoal ou compartilhar o conteúdo com seus clientes. O assunto segurança na internet é para todas as pessoas em todos os momentos e, quanto mais pessoas se prevenirem, mais seguras vão estar.
Mas afinal, o que é segurança na internet?
Chamamos de segurança na internet qualquer ação realizada com a intenção de proteger informações e pessoas enquanto elas usam a internet.
Essas ações vão desde questões de privacidade até assuntos relacionados à segurança do navegador e da rede, para que nenhum mal prejudique dispositivos e pessoas.
Seu papel principal é prevenir e evitar que ameaças na internet afetem e causem malefícios tanto a dispositivos eletrônicos quanto aos usuários.
Como melhorar sua segurança na internet?
Existem atitudes simples que você pode tomar para navegar na internet de forma mais segura. E o melhor de tudo é que elas não te protegem apenas como pessoa física, mas também como empreendedor, e permitem que você cuide melhor do seu negócio.
Confira 10 dicas para melhorar sua segurança na internet:
1. Utilize um bom antivírus
Para algumas pessoas, antivírus pode parecer coisa do passado e algo sem tanta importância. Mas não se engane, essa é uma das principais barreiras contra ameaças online.
Enquanto o antivírus analisa o computador por dentro, e todos os seus programas e arquivos, há também o firewall, que monitora a relação entre o computador e a rede, avaliando e isolando possíveis ameaças em tempo real.
Garanta boas ferramentas e certifique-se de que elas sejam sempre atualizadas.
2. Mantenha a atualização sempre em dia
Falando em atualização, além de atualizar seu antivírus e firewall, você também precisa atualizar os programas e sistema operacional do seu computador.
Sabe aquela atualização que você sempre clica para adiar quanto o sistema sugere? Então, não faça mais isso.
Cada atualização torna sua máquina mais segura e otimizada. E, caso você insiste em usar uma versão antiga e desatualizada, pode estar mais vulnerável a sofrer ataques.
3. Atenção aos downloads
Os downloads são a forma mais fácil de deixar os vírus entrarem nos seus aparelhos. Disfarçados de programas e arquivos eles entram no seu sistema e ficam só esperando o momento em que você irá ativá-los para roubas seus dados e danificar sua máquina.
Para evitar isso, baixe arquivos somente de sites confiáveis. Caso faça algum download sem querer ou clique para fechar uma página e, ao invés de fechar, ela baixe algo em seu computador, não abra o arquivo e o exclua imediatamente.
4. Atualize suas senhas
É difícil encontrar uma senha boa, difícil e que a gente consiga memorizar, né? Mas, infelizmente, não dá para usar a mesma senha para sempre.
Depois de algum tempo, até uma supersenha pode correr riscos e o mais preocupante é que você nem vai perceber.
Para evitar dores de cabeça, use o gerenciador de senha do seu navegador ou dispositivo e faça uma atualização, pelo menos, a cada seis meses.
5. Desconfie do que é desconhecido
Recebeu uma mensagem de alguém que você não conhece solicitando que você clique em algum link, baixe algum anexo, digite algum código em algum lugar ou forneça informações pessoais? Ignore e bloqueie.
Na maioria dos casos, essas ações fazem parte de golpes que podem roubar seus dados e, em cenários mais graves, até seu dinheiro.
Confira a fonte das mensagens e, se desconfiar, procure ligar e falar com a pessoa para confirmar se ela realmente entrou em contato com você, principalmente se o assunto for transferências de dinheiro ou atualizações cadastrais.
Ah, atenção também para os pop-ups, aquelas janelinhas que abrem inesperadamente em algum site. Mantenha o bloqueador de pop-ups ativo e nunca clique em nada suspeito.
6. Autenticação em duas etapas
Essa é uma excelente forma de garantir mais segurança aos seus acessos, principalmente nas redes sociais.
Essa verificação funciona da seguinte forma: você inclui um telefone ou e-mail nas configurações de segurança da rede social e, toda vez que se conectar de um lugar novo, o site irá te enviar um e-mail ou código pelo celular para que você possa provar que foi realmente você que tentou se conectar a sua conta.
Caso tenha sido você, é só dar continuidade ao processo. Se receber uma mensagem dizendo que uma nova tentativa de login foi realizada e não seja você o responsável por isso, você pode negar o acesso a sua conta e notificar o site de uma possível invasão.
Quando algo assim acontecer, lembre-se: troque suas senhas.
7. Só faça compras em sites seguros
Se você compra e vende pela internet, seu site precisa ser seguro. Atualmente, é fácil reconhecer quando um site é seguro ou não: ele contém um pequeno cadeado na barra de endereço e possui o “https” antes do nome do site. Para conseguir esses fatores, você precisa de uma certificação SSL.
Verifique também se seu site ou o site em que você realiza compras possui meios de contato, CNPJ disponível e uma política de privacidade transparente. Tudo isso contribui para que haja maior confiança no momento da compra.
8. Use cartão de crédito virtual
Para compras na internet, use um cartão virtual. A maioria dos bancos oferece esse recurso aos seus clientes. Ele é temporário e sempre atualiza o código de segurança.
Dessa forma, caso haja alguma atividade suspeita, é muito mais fácil solicitar o bloqueio.
9. Faça backups
Caso o pior aconteça e seus dados sejam comprometidos, o backup é uma garantia de que você não perdeu nada do que foi danificado.
O backup é uma cópia de seus arquivos que deve ficar sempre em um lugar seguro. Isso pode ser na nuvem ou em algum hd externo.
Escolha a melhor maneira e sempre faça backups periódicos.
10. Compartilhe conhecimento com sua equipe
Conforme mencionado no início do texto, quanto mais pessoas tiverem noção de segurança na internet, melhor.
Por isso, compartilhe todas essas dicas com seu time para que todos fiquem na mesma página e não caiam em golpes enquanto usam os computadores da sua loja.
A Tileesul te ajuda a trabalhar de forma mais segura
Com a Tileesul, você tem tudo o que precisa para trabalhar online de maneira segura. Mesmo que você não venda pela internet, pode aproveitar todas essas dicas para realizar a gestao de suas redes sociais, pessoais e profissionais.
Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades, entre em contato através do Whatsapp (47) 3332-3715.
Para ficar por dentro de tudo, siga a gente nas redes sociais (@tileesul e @tile.baby). Confira também o perfil da nossa mascote, @lola.tileesul, e acompanhe as novidades aqui no blog.
Boas vendas!
Escrito por: Mariana Vianna
Data da postagem: 17/02/2023
Identifique os gargalos no seu estoque e implemente estratégias para recuperar o capital investido.
Entenda por que o tweed é um clássico do inverno e saiba como apresentá-lo aos seus clientes.